Como encontrar câmeras roubadas ou perdidas com base nas fotos

Como encontrar câmeras roubadas ou perdidas com base nas fotos



Câmeras fotográficas digitais fazem parte dos itens mais visados para roubos em todo mundo. A recuperação da câmera é algo que dificilmente acontece, e a grande maioria delas são revendidas.

Muito se pergunta como fazer então para recuperar um câmera que foi roubada ou perdida? O site Stolen Camera Finder foi criado como uma ferramenta para ajudar nesse objetivo. Ele usa as informações do EXIF que ficam guardados dentro das fotos.

Saiba mais sobre EXIF aqui.
Quando você coloca no site uma foto tirada com a câmera perdida ou roubada, ele faz uma busca através do número serial na sua base de dados , que atualmente possui registrado mais de 1 milhão de câmeras diferentes. Faz parte dessa busca também diversos números serial encontrados na internet, pincipalmente nos serviços de armazenamentos de fotos como o Flickr. Se alguma foto nessa base da dados coincidir com o número serial pesquisado, ele indica onde está essa foto, assim a pessoa pode localizar onde sua câmera foi parar.

O site também possui o serviço de registro de perda ou roubo. Se sua câmera foi perdida ou roubada, basta enviar para o site uma foto tirada com a câmera e criar um registro com a data, seu email e um resumo sobre o que aconteceu com ela. Se uma foto com o serial informado for encontrada, ele envia um aviso para o seu email. Ou se alguém fizer um registro de câmera encontrada.

Como não são todos os fabricantes que gravam o número serial nas informações EXIF das imagens, nem todos os donos de câmeras que vão conseguir usar este recurso (Veja a lista de câmeras compatíveis aqui).