Descubra rapidamente a quantidade de disparos (Cliques) de uma câmera.

Descubra rapidamente a quantidade de disparos (Cliques) de uma câmera.

ARTIGO @OVERBR
Como é de conhecimento da maioria dos fotógrafos amadores e profissionais, a Nikon incorpora dados de contagem do obturador para cada JPEG (fotografia registrada). Eles implementaram esse recurso em todas as suas câmeras digitais SLR após 2005.

Existem no mercado algumas dezenas de programas (Alguns específicos para isso) e outros com este recurso agregado, mas é necessário instalação do programa e depois sua abertura, e nem sempre isso é prático, principalmente quando queremos apenas ‘confirmar’ o total de clicks (disparos) de uma DSLR. NÃO COMPRE E NÃO VENDA a câmera no escuro, saiba o que está fazendo com segurança.

Vamos supor que estamos negociando uma câmera e estamos na rua ou em uma loja, e o vendedor não sabe informar qual o número de disparos que o obturador fez, lembramos que ele possui uma vida útil, existem DSLR que suportam apenas 80k e outras vão além de 300k, dependendo do modelo. Pois bem, antes de fechar ‘negócio’ e confirmar este importantíssimo dado vale muito a dica de hoje e que pode ser consultada rapidamente e sem nenhum exigência de hardware ou sequer um computador com Photoshop ou nView por exemplo. Basta um acesso a internet e nada mais.

Procedimento para saber o número de disparos da DSLR

Para descobrir na câmera a contagem do obturador ou o número total de libertação do obturador, é muito simples, rápido e 100% eficiente e seguro.

Tire uma foto qualquer usando a câmera, esta foto deve estar em qualidade JPEG (pequenos ajustes básicos) – não vale RAW ou NEF neste caso ok;

Descarregue ou passe esta fotografia para o dekstop (Salve em um computador que tem acesso a internet);

Acesse www.nikonshuttercount.com Clique em BROWSE, e selecionar a imagem JPEG;

Digite o texto na imagem de autenticidade (CAPTCHA) , e clique em enviar.
Pronto ! Rápido, simples e fácil assim. Este recurso é exclusivo para NIKON, para CANON existem outros sites e meios de ver as informações.
Como visto na imagem logo acima, o resultado além de trazer o total de ‘clicks’ (disparos) feitos pela DSLR traz também o número serial da máquina, outro dado importantíssimo para verificar nos canais da web e no próprio serviço de NIKON Brasil se a câmera não é produto de furto ou um produto recondicionado pelo fabricante.

Conforme vimos neste exemplo, trata-se de uma NIKON modelo D5100 e que já ‘tirou’ 11.203 fotografias…